Por que começar a organizar?
Existem diversas formas de começar a economizar dinheiro que, a longo prazo, podem ajudar você a realizar novas conquistas, como quitar uma dívida eterna, fazer aquela viagem dos sonhos ou conhecer novos lugares na companhia da família. Por isso, separamos 5 dicas para você aplicar na prática novos jeitos de sobrar uma graninha no final do mês. Confira!
1 - Deixe tudo anotado
Conheça a sua realidade financeira! Anotar e destrinchar todos os gastos que são realizados no mês, permite que você organize suas despesas para começar a ter espaço para definir metas de poupança ou de gastos mais planejados.
Faça as seguintes perguntas para si mesmo:
- Quanto eu ganho?
- Quais são minhas necessidades financeiras?
- Qual a minha média de gastos mensais?
- Eu possuo dívidas?
- Quais são os meus objetivos financeiros?
A partir das respostas destas perguntas, você vai conseguir ter um panorama geral de sua situação financeira e vai poder começar a pensar em novas projeções.
2 - É necessário mudar alguns hábitos
Após ter na ponta do lápis todo o fluxo de entrada e saída do seu dinheiro, o próximo passo é estudar onde você pode contar ou diminuir gastos que ajudam a diminuir o valor no final do mês.
Às vezes, mudar alguns hábitos diários já ajuda a reduzir, como, por exemplo, rever a inscrição das suas diversas plataformas de streamings de áudio e vídeo ou o consumo exagerado de delivery.
3 - Economizar não significa apenas pagar mais barato
É intuitivo pensar que comprar a opção mais barata de um objeto de consumo é sinônimo de economizar, mas isso nem sempre pode ser verdadeiro.
O válido é pensar e pesquisar sobre o custo benefício de cada item comprado, evitando opções caras demais para o uso que entrega ou baratas demais, porém de baixa qualidade.
4 - Não compre por impulso
Através das propagandas e das ofertas exclusivas, somos levados a gastar por impulso todo nosso dinheiro em produtos que, em muitas ocasiões, não precisamos de imediato.
Vale a pena parar alguns minutos antes de apertar a opção de concluir e refletir se realmente faz sentido finalizar aquela compra. Muitas pessoas se surpreendem quando chegam à conclusão que os itens no carrinho não terão utilidade prática naquele momento.
5 - Deixe o cartão de crédito de lado
Cuidado com a cilada! Ter o hábito de utilizar o cartão de crédito com muita frequência, pode aumentar as chances de realizar gastos por impulso e comprar coisas sem necessidade, podendo cair nos perigosos juros rotativos. Gaste apenas quando for realmente necessário e aproveite o limite do seu cartão com inteligência.
E aí? Gostou das dicas e aprendeu com as dicas para economizar mais dinheiro?
Compartilhe esse post com mais pessoas e ajude elas a valorizem ainda mais suas paixões!




