Mas o que é o Pix? É seguro?
Criado pelo Banco Central, o Pix é um meio de pagamento instantâneo. Podendo ser utilizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga, ele nasce como um complemento dos diferentes meios, como o TED, DOC e o Boleto. Você realiza a transferência utilizando uma Chave pré-estabelecida, que podem ser:
- CPF;
- CNPJ;
- E-mail;
- Número de celular;
- Chave aleatória, sendo uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente.
Segundo o Banco Central, o sistema que garante a segurança do Pix é pautada em quatro prerrogativas:
- Autenticação do usuário;
- Rastreabilidade das transações;
- Tráfego seguro de informações e
- Regras de funcionamento que mitigam o risco de fraudes.
Como evitar fraudes e golpes no Pix
Apesar do avanço tecnológico e dos benefícios que a criação do Pix trouxe para os brasileiros, algumas pessoas buscam sempre novas estratégias para enganar os seus alvos. Por ser um meio de pagamento novo, é preciso ter cuidado redobrado ao utilizá-lo.
Separamos 5 dicas que podem ajudar você a evitar ações mal intencionadas:
1 - Tenha uma senha exclusiva para o app do seu banco
A senha de acesso do seu banco precisa ser única e estritamente para esse fim. Caso seja uma sequência numérica, não utilize as mesmas de outras redes sociais e outras plataformas. Afinal, a senha que é exigida após a confirmação de envio do Pix é a mesma que você utiliza para acessar o aplicativo.
Lembre-se sempre de nunca anotar senhas em ferramentas e aplicativos no seu celular, pois, em caso de roubo ou furto, o risco de acesso à sua conta pode ser ainda maior.
2 - Estabeleça limite de transferência
Estabelecer um limite de transação ao efetuar o envio do Pix pode ser facilmente configurado nos aplicativos mais atuais de banco digital. Eles permitem alterar o limite diário de movimentações, trazendo mais controle para suas mãos.
Essa prática pode ajudar você a ganhar mais tempo para notificar o seu banco e se proteger, caso o seu celular caia na mão de terceiros, dificultando a realização de transferências ou movimentações indevidas.
3 - Tome cuidado com links suspeitos
Pessoas mal intencionadas podem utilizar endereços suspeitos que induzem o usuário a informar dados confidenciais em páginas maliciosas, como forma de atrair vítimas. Essas páginas podem estar disfarçadas de prêmios e promoções exclusivas, permitindo que os criminosos acessem informações pessoais e até realizem transações através do app.
4 - Confirme antes de enviar
Se você receber algum pedido de transferência por mensagem no seu WhatsApp de algum parente ou amigo próximo, desconfie. Sempre confirme com a pessoa essa informação em outro meio de comunicação. Pode ser por ligação ou pessoalmente mesmo.
Fazer isso garante uma confirmação rápida e pode evitar que você caia em um golpe financeiro.
5 - Utilize apenas o app oficial do seu banco
Sempre use o aplicativo oficial do seu banco digital para realizar transações, fazer pagamentos ou cadastrar uma nova chave Pix.
Essa prática ajuda a evitar cliques em links recebidos por SMS ou e-mail, centralizando tudo no aplicativo e garantindo muito mais segurança para a sua conta bancária.
E aí? Gostou das dicas e aprendeu como se proteger ao utilizar o Pix?
Compartilhe esse post com mais pessoas e ajude elas a valorizem ainda mais suas paixões!




